Entre os dias 14 de setembro e 2 de outubro, a Galeria Refresco recebe a exposição Repartição, dos artistas Edu de Barros e Raoni Azevedo, com curadoria de Clarissa Diniz. A mostra consiste no realocamento de uma série de obras site-specific para o espaço físico da Refresco. Ou seja, trabalhos que originalmente ocuparam a fachada do Museu de Arte do Rio e a Casa Bicho são reconfigurados para uma nova exposição em um local diferente. O rearranjo resulta em um processo de ressignificação das obras.

As peças de drywall, sob as quais foram feitas as pinturas, carregam motivos amplamente sacros, reproduzindo arcobotantes e elementos típicos da arquitetura cristã. O ato de dividi-las para que sejam novamente agrupadas em uma nova composição ressoa, também, um sentido sacro de partilha. Daí, o nome “Repartição”.

As obras apresentam um aspecto monumental, reproduzindo vitrais, afrescos e elementos arquitetônicos em tamanho real. As ilustrações, contudo, possuem uma carga figurativa que escapa do rótulo propriamente sacro. Por vezes, lembram afrescos de templos clássicos como o teto da Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma. Por outras, se aproximam muito mais das figuras mitológicas e pagãs de Francisco Goya. Há, em Repartição, um jogo bem equilibrado entre os limites do imaginário cristão e pagão; encontrando na técnica pictórica de Edu de Barros um veículo para esse hibridismo delicado.